A programação de abertura da Festa da Penha foi marcada, neste domingo de Páscoa (12), pelo início do oitavário e com algumas novidades para os fiéis e devotos da padroeira do Espírito Santo. Eles lotaram o campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, para acompanhar a primeira missa da semana de comemorações em homenagem à Nossa Senhora da Penha, que terminam no dia 21 de abril.
Durante a abertura do oitavário, período de oito dias que antecedem o dia de Nossa Senhora da Penha, o Frei Bertolino Tholl, guardião do Convento da Penha, apresentou a nova ´casa´ da imagem da padroeira do Estado: uma cápsula de vidro acoplada a um painel de concreto que ficará localizado atrás do altar do Campinho. Lá ela ficará, não somente durante as comemorações da Festa da Penha, mas para sempre.
´Esse projeto foi montado, na verdade, em 1994, para que a imagem fosse colocada ali, mas não foi concluído. Ela não vai ficar somente na Festa (da Penha), mas para sempre aqui no campinho e vamos colocar a rampa para que os cadeirantes cheguem perto da imagem´, disse Frei Bertolino. No painel ainda foram pintados dois momentos especiais na vida de Nossa Senhora: a anunciação do anjo informando que ela havia sido a escolhida para ser a mãe de Jesus e o nascimento do filho.
Um dos coordenadores da Festa da Penha, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Mário Marquez, disse que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que fala sobre violência e segurança pública, será contemplado em um dos dias do oitavário. ´O Domingo de Páscoa é o início do oitavário e, na verdade, o começo da Festa da Penha. Em um dos dias do oitavário vamos abordar esse tema da Campanha da Fraternidade, mas de uma maneira que possamos levar nossa sociedade à uma reflexão sobre a cultura de paz´.
Durante a celebração da primeira missa da Festa da Penha, após a abertura do oitavário, a proclamação do Evangelho foi um momento que chamou a atenção dos fiéis. Um globo terrestre na cor azul, localizado no altar, se abriu e, dentro dele, estava a Bíblia que trazia a mensagem de Páscoa. Durante a homilia, o padre Abílio, que celebrou a missa representando a pastoral da região Serrana do Espírito Santo, fez referência à ressurreição de Jesus e à importância de Nossa Senhora da Penha para o Estado, convocando os fiéis para participarem de todos os dias de comemorações à santa.
Nenhuma autoridade política esteve presente na abertura do oitavário da Penha, nem mesmo o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga. A Festa da Penha teve início neste domingo de Páscoa e prossegue até a segunda-feira dia 20 de abril, dia de Nossa Senhora da Penha.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 13/04/2009 às: 09:58