Quem estiver em Vila Velha nesta quarta-feira (05) terá a oportunidade de doar sangue. A Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estará no Centro de Vivência de Vila Velha, no bairro Boa Vista, das 08 às 15 horas.
Neste mês estão programadas 11 coletas externas. A primeira aconteceu no último sábado (01), em Cariacica. Santa Teresa foi o segundo município visitado em março. Na quinta (06) a coleta acontecerá na Faculdade Estácio de Sá, também em Vila Velha.
As visitas externas da equipe do Hemoes acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula. O telefone de contato para marcação de visita é (27) 3137-2458 ou 3137-2462.
Doações
No primeiro bimestre do ano foram realizadas 13 visitas para arrecadar doações. Ao todo, foram aproveitadas cerca de 500 bolsas, o equivalente a 220 litros de sangue.
Em 2007 foram realizadas mais de 80 coletas externas em todo o Espírito Santo, o que permitiu o cadastro de mais de 15 mil doadores de medula óssea e mais de 41 mil doações de sangue. As visitas também contribuíram para a manutenção dos estoques de sangue do Hemoes, atualmente em queda.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai precisar de sangue um dia. Cada doação pode ajudar até três pessoas, como pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas. Doar sangue é rápido, fácil e seguro e deve ser uma ação voluntária.
Para doar, basta estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 kg; não estar em jejum; e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável.
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 05/03/2008 às: 07:17