A Casa da Memória, situada em frente ao Fórum de Vila Velha, no Sítio Histórico da Prainha, será a base operacional de segurança, apoio e logística da Prefeitura de Vila Velha na Festa da Penha. Já o pronto-atendimento será realizado na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Dom Jorge de Menezes, nº 1.226, esquina com a avenida Antônio Ataíde, na Prainha.
No local, a Secretaria de Defesa Social estará a postos para atender às demandas da população, das 14 às 23 horas. Também no local, estarão atendendo o Disque-Silêncio; Cultura e Turismo; o Juizado da Infância e Juventude de Vila Velha; o trabalho de Abordagem de Rua; representantes do Conselho Tutelar; técnicos de Operações e Fiscalização de Trânsito; Fiscalização de Postura; Polícia Militar e o Regimento de Polícia Montada.
O novo ponto de apoio da equipe, que irá trabalhar de forma integrada para garantir a segurança dos fiéis durante a Festa da Penha 2009, é um patrimônio histórico estadual que realiza eventos artísticos e, abriga um acervo histórico e cultural sobre a colonização do solo Espírito-santense.
A Casa da Memória fica no cruzamento entre a rua Luciano das Neves e a avenida Beira-mar, ao lado do Museu Homero Massena, no Parque da Prainha, Vila Velha. A Secretaria Municipal de Saúde também já equipou todo o departamento para prestar socorro aos casos de emergência da festa.
Segurança
Além dos 930 policiais militares, a novidade este ano são as câmeras de videomonitoramento. Haverá também o reforço de agentes através de cavalaria montada, bicicletas, jipe, utilização de rádio comunicadores e ação integrada com diversas instituições que promovem fiscalização e preservação da ordem pública. As medidas visam a garantir a segurança dos fiéis durante a festa mariana, além da proibição do comércio de bebidas alcoólicas.
Seis câmeras de videomonitoramento estão distribuídas na região do Sítio Histórico da Prainha, onde acontece a programação da festa da padroeira do Estado. Os equipamentos vão funcionar entre os dias 12 e 21 de abril. Uma câmera será instalada na Praça Duque de Caxias, outra no cruzamento das ruas Antônio Ataíde com a Castelo Branco, e outras duas monitorando próximo à Igreja do Rosário e o Convento da Penha. Mais duas câmeras irão vigiar toda a área do Parque da Prainha.
Desde dezembro de 2005, ficou estabelecido pela Lei n° 4.353 que a venda de bebidas alcoólicas está proibida na Festa da Penha, nas áreas compreendidas entre a rua Henrique Laranja e o cruzamento com a Sete de Setembro, e da rua Inácio Higino até o Parque da Prainha. E, para que a lei seja cumprida, cerca de 70 fiscais vão acompanhar de perto a atuação dos ambulantes durante as festividades.
A suspensão de bebidas alcoólicas não se estende aos pontos de comércio já estabelecidos no local. Empresas e pessoas físicas que descumprirem a lei ficarão sujeitas ao pagamento de multa no valor de R$ 300,00. “Queremos potencializar as ações de fiscalização e preservação da ordem pública”, pontuou o secretário de Defesa Social, Ledir Porto.
Fonte: VilaCapixaba / PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/04/2009 às: 16:17