Enquanto as mãos dos romeiros se apegam ao terço e pedem proteção a Nossa Senhora da Penha, os dedos do professor de Matemática Ricardo Ozório, 46 anos, não devem parar um segundo, nos 17 quilômetros de percurso da Romaria dos Homens, a mais tradicional da Festa da Penha, prevista para sair da Catedral de Vitória hoje, às 19h30.
Ele, que faz parte da banda que toca nas missas do Santuário de Vila Velha, tocará violão ao longo de todo o trajeto. "Participo da romaria há dez anos, sempre com os colegas do Santuário. É um grupo que se reúne, veste a mesma camisa, e faz questão de ir louvando ao Senhor e cantando músicas a Maria", conta.
A devoção é de família. "Lembro, quando criança, claramente, de ir à igreja com meus pais. Mas, quando a gente fica velho, percebe que pode fazer mais. Tocar por Maria e pelo Senhor ainda é pouco", simplifica.
Com o violão nas mãos, Ricardo terá destaque entre a multidão, estimada pela organização do evento em um espera-se um público próximo de 100 mil pessoas, entre homens, crianças e mulheres - que hoje representam 20% dos participantes.
Neste ano, será realizada a 51ª edição da romaria, presente, oficialmente na Festa da Penha, desde 1958, como explica o coordenador da procissão, Vardelio Rodrigues, 51 anos, 22 de romeiro. "Até 2002, os fiéis que queriam receber a benção final tinham que subir até o campinho do Convento da Penha. Mas hoje a missa é no Parque da Prainha", conta.
Dom Luiz Mancilha fará as missas de abertura, na Catedral de Vitória, e a benção, no encerramento, por volta das 23h30, após chegada da imagem de Nossa Senhora na Prainha.
A Romaria dos Homens é a terceira maior procissão mariana do país, atrás das que acontecem em Aparecida do Norte, São Paulo, para Nossa Senhora Aparecido; e do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.
Programação
Hoje
Missas na capela do Convento: 6h, 7h30, 9h e às 11h
Missas no Campinho: Às 9h, às 14h30 início do Oitavário e, às 15h, missa
Missa do Campinho: Às 14h30 início do Oitavário e, às 15h, missa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, do Sul do Estado
Missas na Prainha: 9h, missa das pessoas com deficiência. Às 23h, missa de encerramento da Romaria dos Homens
Amanhã
Missas na capela do Convento: 5h, 9h, 11h e 14h
Missa do Convento: Às 9 horas, missa da Diocese de Colatina
Benção na Prainha: Às 11h
Missa na Prainha: Encerramento da Romaria das Mulheres, às 16 horas
Apresentação das Meninas Cantoras de Petrópolis: Após a missa, das 18h até 20 horas
Segunda-feira
Missas na capela do Convento: Meia-noite, 1h30, 6h, 9h, 12h e 14h
Missas no Campinho: 7h e 10h
Benção na Prainha: Às 8h30
Missa na Prainha: Às 16h, missa de encerramento da festa à padroeira
Festa Popular
Amanhã, dia 19
Às 21 horas, show com Rian Richard
Segunda-feira, dia 20
Após a missa de encerramento, show com Padre Zezinho
Às 21 horas, show com Banda Casaca
Romarias
Hoje
Romaria de São Mateus: saída do portão do Convento, às 8h
Romaria das pessoas com deficiência: às 8h, saindo da Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha
Romaria de Cachoeiro de Itapemirim: às 14h, saindo do portão do Convento
Romaria dos Homens: saída da Catedral, às 19h30
Amanhã
Romaria da Diocese de Colatina: saída do portão do Convento, às 8 horas
Romaria dos motociclistas: saída da Catedral de Vitória, às 10h
Romaria das Mulheres: às 14h30, saindo do Santuário de Velha
Falta ambulância e banheiro na procissão
Mesmo com tanta comemoração e devoção a Nossa Senhora da Penha, os romeiros ainda passam por algumas provações desnecessárias no decorrer do percurso. "São quatro anos que eu ajuda na coordenação da romaria, e nunca houve banheiro químico durante o percurso. Somente lá no Parque da Prainha", frisa Vardelio Rodrigues, 51 anos. Outro problema apontado por ele é a falta de ambulâncias nos 17 quilômetros. "Só aparecem se a gente chamar", frisa. Segundo Rodrigues, o ideal era manter um veículo de socorro na região da Segunda Ponte, e outro, no trecho que está em obra da Avenida Carlos Lindenberg.
Trajeto - 120 buracos tapados na Lindenberg
As equipes da Secretaria de Obras de Vila Velha passaram todo o dia de ontem realizando a operação tapa-buracos na avenida Carlos Lindenberg. Segundo o assessor especial da secretaria, Zeonilton Neves, foram fechados mais de 120 buracos na avenida. Segundo ele, o trecho em obras - que vai da entrada de Cobilândia até o cruzamento com a Rodovia Darly Santos - merece atenção, principalmente dos fiéis que vão acompanhar a Romaria dos Homens, mas garante que o trecho está sinalizado.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 18/04/2009 às: 14:50
|