Sobre duas rodas e com muita disposição para agradecer à Nossa Senhora da Penha as graças alcançadas, mais de mil pessoas participaram nesta manhã de segunda-feira (20), da Romaria dos Ciclistas. Em meio aos gritos de "Viva Nossa Senhora" e muitas buzinas, os romeiros cantaram e saudaram a imagem da Virgem.
O grupo saiu da pracinha do Ibes, passou pela Rodovia Carlos Lindenberg e atravessou o Centro de Vila Velha, até chegar ao Parque da Prainha. A última romaria da Festa da Penha, contou com a presença especial do bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Mário Marques, que pedalou junto com os devotos. Para se proteger do sol forte, Dom Mário usou um chapéu e também carregou no pescoço uma máquina fotográfica para registrar todos os momentos .
Apesar de muita disposição, o bispo não conseguiu conduzir a bicicleta durante todo o percurso, e por isso, pediu carona em uma bicicleta de dois lugares para um dos ciclistas. "Foi uma experiência emocionante, ver pais e mães carregando os filhos nas bicicletas. Comecei andando em uma bicicleta, depois peguei carona no caminho, mas cheguei com alegria vivenciando todo esse momento da festa com os nossos ciclistas" , conta Dom Mário.
A romaria também contou com a participação de pessoas de várias idades, principalmente de crianças que foram acompanhadas das famílias. Muitos fiéis enfeitaram as bicicletas com balões e faixas pedindo paz, saúde e esperança, como a estudante Regyanna Avelino, 11 anos. "Todos nós precisamos de paz e esperança, porque sem isso não somos nada. Vim com pelo menos oito pessoas da minha família e sempre gostei de participar da romaria, desde pequena", diz.
A emoção tomou conta de algumas pessoas, como a servidora Eliene Rocon, 23 anos, que levou em sua bicicleta a filha Maria Luiza, de um ano e dois meses.
"Vim agradecer pela saúde da minha filha. Ela foi parar no hospital e por pouco não morreu. Foi um grande milagre, por isso estou participando de várias romarias, como a dos homens, das mulheres, dos motociclistas e também dos ciclistas", afirma em meio às lágrimas.
Também chamou a atenção a participação de ciclistas profissionais. O atleta Jefferson Folador, 25 anos, diz que a benção da santa é muito importante para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. "Viemos pedir uma benção porque estamos sempre nas ruas disputando espaço com os carros, e isso tem se tornado muito perigoso. Os carros não respeitam as bicicletas. É preciso um trânsito mais solidário com quem pedala", conta.
Ao chegar no Parque da Prainha, os romeiros receberam uma bênção especial do frei Pedro, do Convento da Penha. O encerramento da romaria também foi marcado por muitos fogos de artifício e pombos coloridos, que enfeitaram o céu.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 20/04/2009 às: 21:19