VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Hospitais infantis só atenderão casos complexos
 


O problema do aumento na demanda de pacientes nos hospitais infantis de Vitória e de Vila Velha, agravado pela escassez de médicos pediatras, estará emergencialmente solucionado em seis meses, garantiu o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, após se reunir com secretários municipais da Grande Vitória, nesta quinta-feira (23).

Após pouco mais de uma hora de reunião, um grupo técnico foi formado para estudar a viabilidade logística de cada município para que haja uma inversão gradativa da atitude da população que procura os hospitiais infantis em vez de recorrer às unidades municipais de saúde. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), houve um aumento de três mil atendimentos no Hospital Infantil de Vitória, comparado com o mesmo período de 2008. Desses, 85% deveriam ser atendidos nas unidades de saúde.

O secretário Anselmo Tozi solicitou aos municípios que disponibilizem uma equipe específica nos hospitais infantis para garantirem o transporte gratuito aos pacientes que apresentem quadro clínico de baixa gravidade, para que possam ser atendidos nas unidades municipais próximas da casa delas.

"A criança acolhida no Infantil vai ter um transporte gratuito e vai ter esse atendimento no seu município de origem. É isso que estamos garantindo aqui. Formamos um grupo de trabalho para que num prazo de seis meses a gente possa ter em todos s municípios a garantia do atendimento. E isso faz com que a população, aos poucos, deixe de procurar os hospitais infantis de Vitória e de Vila Velha", explicou Tozi.

Os municípios que mais registram pacientes procurando atendimento no hospital Infantil de Vitória são Cariacica e Serra, seguidos pela capital. Anselmo Tozi atribui isso a uma postura cultural da população capixaba de procurar sempre o hospital em vez de buscar atendimento na própria unidade de saúde do bairro.

Cariacica

O secretário municipal de Saúde de Cariacica, Paulo Reblin, informou que no município existem 85 pediatras, número dentro dos padrões estipulados pelo Ministério da Saúde. No entanto, eles não se submetem a trabalhar em determinadas regiões, em especial as mais carentes, o que gera déficit no atendimento e faz com que as pessoas procurem os hospitais de Vitória e Vila Velha para atendimento médico infantil.

Reblin informou que já foi aberto um processo seletivo para contratar dez pediatras que serão alocados no Pronto-atendimento (PA) Infantil de Cariacica. "A questão é que são coisas pontuais de urgência e emergência e que existem locais onde o profissional não quer trabalhar. Cada vez menos profissionais da área de medicina querem trabalhar com pediatria. Mas nós realizamos recentemente um processo seletivo e vamos tentar convocar dez profissionais para absorvermos todos eles para o PA Infantil", disse.

Vila Velha

Durante a reunião do secretário Estadual com as secretarias municipais de Saúde, ainda foi firmado um acordo verbal em que a prefeitura de Vila Velha vai analisar a possibilidade de alocar funcionários municipais para ajudarem nas demandas do Hospital Infantil Alzir Bernardino Alves (Hiaba), no município.

O secretário interino de Saúde de Vila Velha, Walace Cazelli, informou que já houve uma conversa, mas não precisou prazo para iniciar esse intercâmbio. "O Hospital Infantil de Vila Velha já entrou em contato com o município que está tentando disponibilizar profissionais para fortalecer a questão do quadro profissional de atendimento do Infantil, pois o Hiaba cobre a nossa demanda."
O secretário Anselmo Tozi frisou durante a reunião que o município de Vitória é o melhor estruturado dentro da região Metropolitana e que já teria condições de instalar uma equipe, inclusive com profissionais médicos, para garantir o transporte e às crianças que puderem ser atendidas nas unidades municipais de saúde.

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 23/04/2009 às: 16:51
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.