Das 15 às 19 horas deste sábado (25), o Grupo Capoeira Brasil promove batizado e troca de graduações de mais de 300 capoeiristas de todo o país, no Teatro Municipal de Vila Velha. O público presente irá conferir uma belíssima expressão cultural afro-brasileira, que mistura luta, dança, cultura popular e música.
Além disso, mais de 100 crianças vão apresentar maculelê e o ritmo puxada de rede. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, a arte é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos e golpes desferidos com bastões e facões. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um deles refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Além disso, a palavra tupi-guarani "capuera" significava "mata destruida pela mão de homem e renascida, não virgem".
O grupo
Grupo Capoeira Brasil é uma empresa comercial que pratica, ensina e demonstra a arte Afro-brasileira da Capoeira. O grupo pratica o estilo conhecido como capoeira regional contemporânea, estilo derivado dos movimentos e sequências desenvolvidas por Mestre Bimba e das influências da capoeira Angola. Foi fundado em 14 de Janeiro de 1989 – ano de comemoração de 100 anos da abolição da escravidão no Brasil – pelos mestres Boneco, Paulinho Sabiá e Paulão do Ceará, na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: VilaCapixaba / PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 24/04/2009 às: 16:23