Dois anos já se passaram desde a apresentação, por parte do governo do Estado, de um projeto de revitalização do Parque e Sítio Histórico da Prainha. Pouco se avançou no projeto, que na época criou atritos entre Estado e prefeitura. Mas, uma nova proposta criada pelos administradores da Casa da Memória de Vila Velha, deve ser apresentada ao governo estadual em breve.
Segundo os responsáveis pelo projeto, um dos destaques no projeto será a valorização histórica, com a exposição de bustos e estátuas de personagens do Estado, como Vasco Fernandes Coutinho e Luiza Grimaldi. "Não existe no Estado um lugar melhor para fazer homenagens aos personagem da nossa história do que o Parque da Prainha, onde tudo começou", explica o presidente da Casa da Memória, Luiz Paulo Rangel.
Proposta
O projeto prevê um jardim com vegetação encontrada na região na época da chegada dos colonizadores. O destaque desse projeto seria o desenho da praça, que estaria alinhada com a visão da parte frontal da igreja Nossa Senhora do Rosário, e se estenderia até a beira do mar por uma grande alameda, que teria no final uma réplica da Rosa dos Ventos, símbolo dos grandes descobrimentos marítimos.
A praça também seria disposta de um monumento aos pracinhas da 2° Guerra Mundial, em destaque aos capixabas, e outro dedicado ao povo indígena e uma réplica da caravela Glória que ficaria disposta para visitação inclusive interna.
No centro da praça, próximo ao monumento de Vasco Fernandes Coutinho, seria construído o Marco Zero Histórico, uma alusão ao ponto onde começou a colonização. Apesar da imponência do projeto, o presidente da Casa da Cultura afirma que a obra seria bem mais barata que o primeiro projeto apresentado pelo governo há dois anos, orçado em R$ 13 milhões.
Segundo o secretário de Cultura de Vila Velha, Antonio Ramos, a prefeitura tem conhecimento da proposta. ´É um projeto viável e a prefeitura está interessada. Porém realizá-lo de forma integral será difícil. Tudo será discutido com a comunidade´.
Projeto também contempla áreas para shows
Eventos.O projeto da Casa da Memória para revitalização do parque da Prainha contemplaria um espaço fixo para lazer e realização de grandes eventos e exposições, além de área para atividades de crianças, idosos, e prática esportiva
Shows. Para a realização de show, seria construído um grande palco, com cabine para mesa de som e iluminação, sala de apoio à imprensa, depósito de caixas de som e de material de iluminação, sanitários, vestiário. O palco deverá ter estrutura paralela à rua Antonio Queiroz, podendo ser utilizado tanto voltado para a área do parque quanto para a rua
Vivência. Na parte térrea haverá espaço para refeições de peregrinos e turistas, lanchonete, loja de artesanato, sanitários, posto policial e de informações, acessado pela rua Antonio Queiroz e pelo parque
Estado pode negociar projeto de revitalização
Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, ainda não foi conversado oficialmente a retomada do projeto de revitalização do Parque da Prainha. A assessoria explicou que o projeto proposto pela Casa da Memória de Vila Velha ainda é desconhecido pelo Estado, mas que está aberto a negociações com a Prefeitura de Vila Velha e comunidade.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 26/04/2009 às: 05:26