Nem bagunça, nem brincadeira fora de hora. O que se viu neste domingo no Morro do Moreno, em Vila Velha, foi algo bem distinto. Cerca de 300 crianças e adolescentes acompanhados de instrutores e soldados do Exército, fizeram um trabalho de reflorestamento da área. Também foram recolhidos todos os detritos que estavam pelo caminho ou nas trilhas do maciço.
A organização do evento ficou por conta da Fundação Clean Up Day. O presidente da entidade, Jorge Lemos, explicou que eles tiveram uma preocupação especial de só plantarem mudas que já estão adaptadas no pedaço de Mata Atlântica que cobre o Morro do Moreno. As crianças plantaram Ipê Rosa, Aroeira, Sapucaia e Pau Formiga. Todo lixo que também foi recolhido será documentado como materiais recicláveis e não recicláveis despejados no local.
"É muito importante trabalhar com crianças nessa faixa etária de idade, pois assim já estamos inserindo no contexto da vida dela a responsabilidade ambiental e a importância que existe em cuidar do meio ambiente. Estamos há 10 anos desenvolvendo essas atividades e colhendo bons resultados. Temos vários jovens e adolescentes que começaram conosco quando pequenos e hoje são instrutores", conta.
Cerca de 100 homens do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro participaram da ação. Para ajudar nas atividades, eles se anteciparam e abriram buracos na terra, para facilitar o trabalho das crianças na hora de plantarem as mudas. O comandante geral do 38º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel José Góes, afirmou que a participação do batalhão em eventos como este é uma importante ferramenta para aproximar o exército da sociedade.
"Para nós a criança sempre é um público interessante. Ela sempre está aberta para receber novas informações. E essa atividade é muito boa para que ela tenha um contato com o Exército. Para nossos soldados essas ações são importantes para despertar neles a importância no trato com o meio ambiente", disse o comandante.
A atividade desenvolvida neste domingo pela Fundação Clean Up Day faz parte das comemorações do Dia da Terra, celebrado no dia 22 de abril, e da Semana do Exército.
O Morro do Moreno
Localizado na Praia da Costa, Vila Velha, possui altitude de 189,9 metros. Área de Preservação Permanente (APP) do Morro do Moreno abrange um total de 580.647,98 m². Sua estrutura é rochosa, de formações graníticas e gnáissicas.
A cobertura vegetal é remanescente de Mata Atlântica ou Floresta Pluvial Montana, um bioma que se localiza sobre a imensa cadeia montanhosa litorânea que segue ao longo do Oceano Atlântico, nas Serras do Mar e da Mantiqueira.
Nas partes mais altas e de difícil acesso há um bom estado de conservação da vegetação, com arbustos e árvores intactas. Nas áreas mais baixas, o grande fluxo de pessoas, moradores do local, de outras partes da Grande Vitória e turistas causaram a degradação da cobertura vegetal original.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 26/04/2009 às: 20:22