No Espírito Santo, cerca de 23% dos estudantes que se candidatam às vagas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Vitória e da Serra, antigos Cefetes, são de estudantes de Vila Velha, o que representa cerca de cinco mil jovens. Para absorver esse fluxo de estudantes, será construído o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes), campus Vila Velha, no bairro Soteco.
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta segunda-feira (27). O prazo para entrega do prédio é de um ano. O investimento inicial será de R$ 4,5 milhões, de um total de mais de R$ 10 milhões, e a escola pretende abrigar 1,2 mil alunos quando estiver em funcionamento pleno.
Num primeiro momento, o Ifes de Vila Velha deve oferecer vagas para os cursos técnicos de Química e Enfermagem e para o curso de licenciatura em Química - um total de 700 vagas. No entanto, a capacidade da unidade será para até 1,5 mil alunos e ainda está em estudo outros três cursos.
O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, acredita que o Campus Vila Velha vai conseguir dar oportunidade para que os alunos de Vila Velha possam estudar próximo de suas casas. "Nós temos hoje cerca de quatro a cinco mil candidatos que se apresentam para o nosso processo seletivo que são da região de Vila Velha. Esses candidatos terão a chance de estudar muito mais próximos de suas residências e isso faz com que o acesso seja facilitado e permita uma inclusão social muito maior."
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, recém-operado do joelho direito, participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço na manhã desta segunda, na rua Monteiro Lobato, em frente à área onde será construído o Instituto Federal que fica localizado na avenida Ministro Salgado Filho. Ele considera o novo Ifes uma oportunidade de o jovem buscar colocação no mercado com o ensino profissionalizante.
"Vila Velha é o município mais populoso do nosso Estado, uma grande juventude que precisa de boa formação e de boa formação profissionalizante. Uma juventude que precisa de perspectiva de trabalho", disse Hartung
A expectativa é que a unidade já esteja em funcionamento em 2010. O terreno onde será erguido o Campus do Ifes foi doado pelo governo do Estado e possui uma área de 54.217 metros quadrados. A primeira etapa das obras contempla a construção de um prédio de aproximadamente dez mil metros quadrados, que contará com salas, laboratórios e setor administrativo, onde serão ministrados os cursos de licenciatura e bacharelado em química e enfermagem.
O projeto se estende até 2011, quando o Instituto estará completo, e vai reunir outros cursos, entre eles gastronomia e de áreas ligadas ao turismo, além de um complexo esportivo.
A prefeitura de Vila Velha retirou do terreno doado pelo Governo do Estado para a construção do Ifes mais de 14 mil toneladas de entulho.
Comenda
Durante a solenidade nesta segunda, o governador Paulo Hartung agraciou o ex-reitor do Ifes, Jadir Pela, com a comenda Jeronymo Monteiro, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado, no grau de comendador.
A comenda Jerônymo Monteiro foi criada pelo decreto 230 - N, de 19 de abril de 1972, e é destinada a agraciar personalidades e instituições dignas e merecedoras da gratidão, reconhecimento e admiração do Governo do Estado e do povo espírito-santense.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 27/04/2009 às: 20:24