Somente os trabalhadoresnascidos nos meses de janeiro e fevereiro, e que tiveram prejuízos em suas casas devido às enchentes que aconteceram em Vila Velha no ano passado, que poderão solicitar o saque do FGTS, hoje, no Ginásio do Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica.
A Caixa Econômica Federal divulgou um cronograma para os atendimentos, previstos até o dia 22 de maio. Dez atendentes ficarão do lado de fora do Tartarugão conferindo a documentação das pessoas, que depois receberão uma senha e aguardarão nas arquibancadas até serem chamadas.
Só terão direito os trabalhadores que possuem conta e saldo no FGTS, portanto o benefício não vale para servidores públicos e autônomos. O valor máximo para o saque é de até R$ 2.600,00, de acordo com o saldo existente no Fundo do trabalhador.
"Não haverá movimentação bancária dentro do ginásio, o trabalhador só dará entrada para a habilitação do crédito, e só receberá o dinheiro em cinco dias úteis", informa o gerente regional da Caixa, Ernesto Siqueira.
Quem solicitar o saque terá que assinar uma declaração atestando que a residência foi diretamente afetada pelas inundações ocorridas em novembro de 2008. Segundo Siqueira, caso haja fraude, a pessoa será investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
Ontem pela manhã, as agências da Caixa em Vila Velha, amanheceram novamente superlotadas. Com isso, houve procura por bancos em outros municípios, como Vitória. Morador de Cobilândia, o motorista Walter Corona Filho, 38 anos, só conseguiu ser atendido na agência da Praia de Camburi.
"Por dois dias tentei em Vila Velha, mas desisti porque as filas estão enormes", conta. A auxiliar administrativa, Cristiane Garcia, 29 anos, conseguiu fazer o pedido após oito horas de espera. "Esse dinheiro foi um alívio. Vou fazer melhorias na minha casa, como consertar as infiltrações nas paredes", conta.
Até venda de senhas na porta da Caixa
A procura pelo benefício do FGTS está tão acirrada nas agências da Caixa Econômica Federal, que está ocorrendo até venda de senhas. Na agência em Coqueiral de Itaparica, um lugar na fila era vendido por até por até R$ 100,00 ontem. A agência estava distribuindo 70 senhas, mas havia pelo menos 200 pessoas aguardando para serem atendidas.
Segundo o operador portuário, Helvécio Ramos Moreira, 50 anos, que chegou no local às 5h15, algumas pessoas se aproveitaram para ganhar dinheiro rápido. "Vi um rapaz vendendo uma senha e depois dizendo que iria para o Tartarugão", conta. O gerente da agência diz que não pode controlar essa situação, mas que antes de entregar as senhas confere toda a documentação do solicitante.
Para conquistar um bom lugar na fila, algumas pessoas chegaram a dormir em frente à agência, como uma senhora que chegou às 21 horas na quarta-feira para ser atendida ontem.
Atenção
Local para solicitar o FGTS: Ginásio do Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha
Horário : das 9h às 16h
Tira dúvidas: 0800-726-0101
Quem será atendido hoje: o morador de um dos 37 bairros de Vila Velha contemplados, nascido nos meses de janeiro e fevereiro, e em posse da documentação correta.
Documentos necessários: Carteira de Trabalho (cópia ou original das páginas onde está a foto e a identificação – nome, data e nascimento – e dos registros de contrato de trabalho); carteira de identidade e CPF (cópia e original); comprovante de residência em nome do trabalhador emitido entre os dias 1º de agosto e 15 de novembro de 2008 (cópia e original de conta de água, luz ou telefone); número do PIS (cópia e original – cartão do cidadão, ou cópia da página onde consta o número na CTPS).
Prazo final para o saque: Quem não for ao Tartarugão ainda poderá sacar o FGTS até o dia 29 de junho nas agências da Caixa Econômica
Ordem de atendimento:
Hoje: nascidos em janeiro e fevereiro.
Dia 11/05: nascidos em março
Dia 12/05: nascidos em abril
Dia 13/05 : nascidos em maio
Dia 14/05: nascidos em junho
Dia 15/05: nascidos em julho
Dia 18/05: nascidos em agosto
Dia 19/05: nascidos em setembro
Dia 20/05: nascidos em outubro
Dia 21/05: nascidos em novembro
Dia 22/05: nascidos em dezembro
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 08/05/2009 às: 17:47