Uma tradição que reúne pessoas de várias idades há quase 40 anos. Neste sábado (9) o Convento da Penha, em Vila Velha, recebeu a 39ª edição da Romaria das Mães que reuniu cerca de 15 mil pessoas com rosas nas mãos pedindo o fim da violência. Com o tema "Mães em Defesa da Vida", o público fez todo o percurso do morro do convento a pé, cantando e pedindo paz. O evento teve início às 15h e terminou às 17h.
A coordenadora da romaria, Maria José Quintaes Tabachi, informou que praticamente todas as pessoas levaram flores nas mãos para serem abençoadas. "Todo mundo trouxe flores. Durante a celebração, nós abençoamos as flores e pedimos que cada mãe levasse de volta para casa e doasse a alguma pessoa doente", destacou.
De acordo com a organização do evento, a cada edição da Romaria das Mães aumenta o número de fieis que vêm do interior do Estado. São ônibus de Domingos Martins, Fundão, Venda Nova do Imigrante, além da presença de mães e jovens da Grande Vitória.
Histórico
A Romaria das Mães tem uma história interessante. Várias pessoas do interior do Estado não podiam sair de suas cidades para acompanharem a Festa da Penha. Dessa forma, aproveitavam o Dia das Mães, quando vinham à capital para comprar os presentes e lotavam o Convento da Penha na véspera do domingo das mães.
Com a grande procura vinda do interior, surgiu a ideia de criar a Romaria das Mães. Até hoje a forte presença de fieis do interior é uma característica marcante no evento.
Fonte: Gazeta Online
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 10/05/2009 às: 18:11