Mais de 1,5 mil pessoas se reuniram sob duas rodas, na manhã deste domingo (31) para participar da 10ª edição do ´Pedalaço da Paz´. Nem mesmo o sol forte desanimou as famílias e os atleta profissionais de atravessarem a Terceira Ponte, que foi o momento mais marcante do percurso entre Vitória e Vila Velha.
O pedalaço começou por volta das 9h, com saída da Praça do Papa, em Vitória. Um trio elétrico acompanhou os ciclistas durante todo o trajeto. De Vitória, os participantes seguiram para a Praia da Costa, em Vila Velha, e depois retornaram para o mesmo local de partida. Apesar de ter deixado o trânsito um pouco lento, a passagem pela Terceira Ponte, acompanhada por carros da concessionária Rodosol e da Guarda Municipal de Trânsito da Capital, foi tranquila.
Segundo o organizador do evento, Vilson Venturi, foram arrecadados dois mil e quinhentos quilos de alimentos durante as inscrições, que serão doados para a Santa Casa de Misericórdia de Vitória e outras duas entidades. Venturi destaca que o movimento cresce a cada ano.
"Nós pretendemos aprofundar e qualificar cada vez mais a temática da cultura da paz, e, aos poucos, levar para a população a ideia de que é possível formar as relações entre as pessoas na convivência durante o dia a dia, desde consigo mesmo, com a família e com a sociedade", diz.
Entre os participantes, estava a estudante Penha Souza, 26 anos. Pela primeira vez no pedalaço, ela estava acompanhada do primo Otávio, de 12 anos. "Eu gostei muito e pretendo voltar o ano que vem. Cansa bastante e eu quase não consegui completar o percurso. Mas é muito emocionante, principalmente quando a gente passa pela Terceira Ponte", conta.
O vendedor Rogério Fanchiotti, 37 anos, também ficou encantado com o movimento dos ciclistas e acredita que essa manifestação é muito importante para manter a sociedade unida contra a violência. "O mundo está totalmente violento e essa iniciativa é extremamente válida para toda a sociedade. O Brasil e o mundo precisam de paz", afirma o participante.
O ´Pedalaço da Paz´ faz parte do evento Circuito da Paz 2009, que começou neste sábado (30), em Vitória. A abertura do evento aconteceu no Centro de Convenções de Vitória, com a presença do antropólogo Roberto DaMatta. Na noite deste sábado, os grupos capixabas Moxuara e Casaca se apresentaram no palco montado na praça do Papa.
No próximo sábado (06), será realizado o "1° Passeio Motociclístico Volta da Paz". Já no domingo que vem(07), será a vez da "1° Caminhada pela Paz", na região da Grande São Pedro. A concentração será às 9h na Policlínica do bairro, com chegada na Ilha das Caieiras. Os eventos estão sendo coordenados pela Organização Não Governamental (ONG), Movimento Paz Espírito Santo.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 01/06/2009 às: 05:44