Em breve, as belezas naturais e históricas de Vila Velha poderão ser contempladas novamente pelo Farol de Santa Luzia, na Praia da Costa. Nesta segunda-feira (1º), a Secretaria de Cultura e Turismo inicia as obras de revitalização do monumento, em ação integrada com outras secretarias do município.
As reformas começaram às 8 horas e prevê um mutirão de limpeza, capina, conservação das casas existentes no espaço, pintura de jateamento do farol e soldagem. Além disso, serão feitas vistorias técnicas por engenheiros civis, para avaliar se existe a possibilidade de transformar o ponto de observação que existe no local em um mirante.
A previsão é de que as reformas durem cerca de 30 dias. O local também terá sinalizações para delimitar a área que o turista não poderá avançar por precauções. No espaço também será implantado um Ponto de Informação Turística, onde funcionários da Prefeitura irão monitorar a área e estarão munidos de informações sobre o turismo canela-verde.
O local, que antes servia como referência aos navegantes, passou a permitir visitações desde 2005. No entanto, o convênio que autoriza a abertura do espaço venceu em 14 de julho de 2008. “Estamos aguardando a renovação de acordo entre a Câmara Municipal de Vereadores de Vila Velha e a Marinha do Brasil, para liberar a entrada de turistas e moradores no local após o trabalho de restauro”, adianta o secretário adjunto de Cultura e Turismo, José Camillo.
Farol de Santa Luzia
O Farol de Santa Luzia é um belo exemplo da cultura e história de Vila Velha e, também, do Espírito Santo. É até hoje um instrumento de utilidade indispensável para navegantes. Situado na Praia da Costa, a 02 km do Centro, em um terreno rochoso de encosta íngreme, na Ponta de Santa Luzia, o farol foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado por volta de 1871, sendo sua iluminação inicial a querosene.
Possui 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. Hoje é iluminado por lâmpadas de 300 watts e quatro focos servindo de orientação à navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.
Durante a semana as visitações serão permitidas através de agendamento prévio pelo telefone 3185-5787. No entanto, aos sábados, domingos e feriados o local está liberado no período das 9 às 16h30, de acordo com os termos acordados no Convênio entre a Prefeitura de Vila Velha e a Marinha do Brasil. “O município quer aliar o turismo com a riqueza histórica e as belezas naturais”, resumiu Camillo.
Foto: Farol de Santa Luzia - Eduardo Ribeiro
Fonte: VilaCapixaba / PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 02/06/2009 às: 15:19