Os 1.200 estabelecimentos que compõem o Pólo de Confecção da Glória terão dias mais tranqüilos a partir desta quinta-feira (04). A Prefeitura de Vila Velha instalou duas câmeras no bairro para auxiliar no reforço da segurança do local. Os equipamentos têm capacidade visual de monitorar oito ruas e vão ajudar a preservar a ordem pública. Até o final deste ano, a cobertura das câmeras será ampliada na região.
O secretário de Defesa Social, Ledir Porto, adianta que, das 80 câmeras que estão sendo licitadas para aquisição, 30% é itinerante e 10 vão atender o bairro Glória. A previsão é de que até o final do ano os equipamentos sejam adquiridos para fazer monitoramento nos bairros Praia da Costa, Itapoã, Itaparica, Centro, Região da Grande Terra Vermelha e pontos onde há maior risco social.
Olho Digital
O “Olho Digital” abrange câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos que têm como objetivo gerar maior eficiência nas intervenções preventivas e repressivas, além de auxiliar no processo investigativo. Os aparelhos têm mobilidade para um giro de 360 graus, são monitorados por uma central e, como câmeras “tagarelas”, também alertam motoristas e pedestres que não respeitam a sinalização.
A mobilidade das câmeras permite que elas também façam monitoramento nos eventos promovidos pela cidade, assim como aconteceu neste ano durante o carnaval da Barra do Jucu, na Festa da Penha e nas comemorações dos 474 anos de Vila Velha. Desta forma, o município visa a oferecer suporte para prevenir ações criminosas e oferecer uma cidade cada vez mais segura. “Com este projeto, registramos os flagrantes e conseguimos resposta do crime em cerca de dois a três minutos”, explicou Ledir.
O reconhecimento do projeto alcançou destaque até na mídia nacional. A eficiência do videomonitoramento assegurou maior índice de segurança durante o verão, nenhuma ocorrência de homicídio durante o carnaval e consagrou uma Festa da Penha totalmente segura. Este resultado foi possível por conta da integração de instituições responsáveis por manter a segurança, que, desta forma, operem em conjunto a fim de estabelecer a manutenção da ordem pública.
Fonte: PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 07/06/2009 às: 08:05