A Prefeitura de Vila Velha comemora a aquisição de mais um portêiner (guindaste para carga e descarga de contêineres) pelo Terminal de Vila Velha (TVV) para a operação nos berços 203 e 204 do Porto de Capuaba.
A apresentação da posição do equipamento foi autorizada pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo, com algumas condicionantes, para que seja dado prosseguimento ao processo de licenciamento junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).
O investimento, da ordem de US$ 6,5 milhões, representará um importante marco para o TVV e para a cidade de Vila Velha. “A área no entorno do Penedo é estratégica para o desenvolvimento econômico da cidade”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Octaciano Neto.
Segundo o diretor do TVV, Anderson Carvalho, o investimento total em obras de ampliação do terminal soma R$ 64,5 milhões. Além da aquisição do novo equipamento, também inclui investimentos em melhoria dos portões de entrada, na construção de um centro de expedição de carga, no reforço da pavimentação, aquisição de sete reach stackers, treinamento de pessoal, entre outros.
Com isso, a capacidade estática do terminal será ampliada em cerca de 25%. A capacidade de movimentação de contêineres no TVV passará dos atuais 310 mil TEUs/ano para 550 mil TEUs/ano (sigla em inglês para contêineres de 20 pés).
No que se refere à cidade, os benefícios decorrentes do incremento do comércio exterior serão expressivos, com significativa contribuição no aumento da arrecadação, agregando divisas e desenvolvimento ao município de Vila Velha.
Fonte: Redação VilaCapixaba / PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 21/06/2009 às: 0-2:42