Os táxis de Vila Velha terão que ser identificados com adesivos, padronizados provavelmente na cor branca, e manter em local visível números da permissão do taxista e do veículo, semelhante ao que acontece em Vitória. As exigências já estão sendo propostas pela prefeitura aos taxistas da cidade para melhorar o serviço, e facilitar a diferenciação dos táxis de Vila Velha. A idéia é fechar as portas do município para os táxis de outras cidades, e melhorar a prestação do serviço.
"Queremos cada um no seu espaço, como Vitória fez. Observávamos uma certa desorganização e vamos organizar", explicou o secretário de Transportes de Vila Velha, Osvaldo Maturano.
Uma nova legislação que vai contemplar essas normas está sendo finalizada. "Vamos tratar nessa legislação aspectos referentes à punição para taxistas de outros municípios para que a gente consiga organizar de fato", observou.
Alguns aspectos que estarão na legislação já têm sido exigidos pela prefeitura, como apresentação de atestado de bons antecedentes e realização de cadastro.
Reuniões
As propostas da prefeitura começaram a ser apresentadas, ontem, aos taxistas da cidade, em reuniões que continuam hoje à tarde e à noite. O secretário está repassando a idéia, e ouvindo as propostas e reivindicações dos motoristas.
Segundo o taxista Vanderlei Oliveira - que faz parte de uma comissão de taxistas - os colegas estão se organizando para levar à prefeitura reivindicações quanto a segurança, organização e infraestrutura nos pontos de táxis, e fiscalizações para reprimir veículos de outros municípios.
O secretário garantiu que vai analisar as reivindicações. Uma delas, sobre a fiscalização, Osvaldo Maturano disse que já começou a atender por meio dos 15 fiscais de que o município dispõe. "Além do nosso pessoal, estamos organizando operações juntamente com a Polícia Militar para ampliar essa fiscalização".
"Queremos cada um no seu espaço, como Vitória fez. A gente quer adequar a situação no nosso município"
Osvaldo Maturano Secretário de Transportes
Padronização
Frota. Atualmente são 555 táxis na frota do município
Cores dos carros. Os carros ainda não são padronizados. Há carros de várias cores e tipos, a ideia é padronizá-los na cor branca, mas isso ainda não está definido.
Adesivos. A exemplo dos carros de Vitória, os de Vila Velha também receberão adesivos, na proposta da prefeitura
Táxis de fora. Não será permitida a circulação de táxis de outros municípios para recolhimento de passageiro, segundo informou o secretário de Transportes
Vigor. As regras devem entrar em vigor depois da aprovação de uma legislação específica sobre o assunto, salvo a restrição para outros veículos.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 26/06/2009 às: 05:05