As belezas do sítio histórico da Prainha que tanto encantam os capixabas e os turistas que visitam o município foram retratadas pela artista plástica Catarina Zambe. O olhar contemporâneo do bairro, através de obras de arte fica exposto até o dia 03 de julho na Casa da Memória, na Prainha. A entrada é gratuita.
A artista, que também é moradora do bairro, produziu as seis obras de pintura acrílica sobre tela nos últimos seis meses, com o objetivo de retratar como está a realidade do local bucólico. Tem imagens dos tradicionais monumentos históricos que fazem parte do local, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário, além de paisagens naturais, como a vista para a baía de Vitória.
As obras foram intituladas “Igreja do Rosário”, “Uma Tarde na Prainha”, “Convento da Penha”, “Dia Nublado”, “Doca” e “Barcos”. A artista, que é graduada na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis, na mesma faculdade, desenvolve um trabalho através da paisagem, explorando luminosidade e cor, com enquadramento amplo em pinceladas que podem ser diluídas ou espessas, possibilitando uma leitura real.
Casa da Memória
Estar na Casa da Memória também é uma boa oportunidade de conhecer um imóvel tombado pelo Governo do Estado que tem mais de 100 anos de fundação, situado ao lado do Museu Homero Massena. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. O museu etnográfico é uma exposição permanente, e conta com 150 fotos em seu acervo, sendo que 40 películas são expostas semanalmente.
O Museu promove exposição sobre o Convento da Penha; cerimônia comemorativa do término 2ª Guerra Mundial; resgata a memória de Vila Velha nos ano 40, 50 e 60; a Festa da Penha, a Estação Leopoldina e a Chocolates Garoto. É um grande acervo que remonta à cultura local, resgatando a história e a memória do município e do Espírito Santo.
Casa da Memória
Rua Luciano das Neves com Avenida Beira-mar - Parque da Prainha
Telefone: 3388-4344.
Fonte: PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 26/06/2009 às: 05:08