Os proprietários de estabelecimentos comerciais que vendem formol - produto conhecido por ser utilizado para alisar os cabelos - têm até 180 dias para retirar os produtos das prateleiras ou serão multados e terão os produtos recolhidos. Nesta segunda-feira, em Vila Velha, agentes da Vigilância Sanitária municipal iniciaram uma fiscalização de caráter educativo nos estabelecimentos da cidade.
Desde a última quinta-feira, a Anvisa proibiu a venda do formol em supermercados, farmácias, salões de beleza e demais estabelecimentos comerciais. Nos produtos cosméticos, a concentração permitida do produto é de 0,2%, para fins de conservação, e 0,5%, como endurecedor de unha. Acima desses percentuais, a comercialização é proibida.
Vila Velha é o único município da Grande Vitória que iniciou um trabalho específico para fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais do município que vendem o produto. A farmacêutica da Vigilância Sanitária Amanda Brandão explicou que, como a proibição é recente, as notificações ainda são de caráter educativo.
"A gente faz um trabalho de notificação, informando sobre a proibição da venda do produto, notificando os estabelecimentos para que os proprietários fiquem cientes de que a venda foi suspensa e que recolham os produtos no prazo de 180 dias estabelecido pela Anvisa. Após o prazo, serão aplicadas penalidades aos proprietários".
A farmacêutica ressaltou que as pessoas também devem ficar atentas quando forem aos salões de beleza. Elas devem perguntar se o produto que será utilizado nos cabelos contém formol e se ele foi registrado na Anvisa. " O formol utilizado como alisante pode causar desde uma irritação na pele até câncer. Quanto mais exposta a pessoa fica ao formol, mais a probabilidade de desenvolver alguma doença ou alguma reação", relatou Amanda Brandão.
Nos municípios de Cariacica e Serra, as fiscalizações acontecem permanentemente, mas serão intensificadas. A Capital ainda não tem previsão para iniciar a fiscalização nos estabelecimentos que ainda vendem o produto.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 27/06/2009 às: 06:07