VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Carreata, corpo a corpo e ausência de santinhos marcam primeiro dia de campanha política
 


No primeiro dia oficial para os candidatos iniciarem campanha nas ruas, neste domingo (06), o município com o maior número de candidatos a prefeito, Vila Velha, foi também o mais movimentado. Três dos seis candidatos que estão na disputa majoritária foram às ruas. O primeiro dia de campanha também foi recheado de reuniões internas entre candidatos e assessores para serem traçadas metas.

Os partidos estão mais cautelosos e decidiram aguardar a confirmação de registro de candidatura por parte da Justiça Eleitoral para dar início à produção do material de campanha e aos famosos “santinhos”. Pela nova regra do Tribunal Superior Eleitoral, para imprimir material de campanha, os partidos precisam ter comitê eleitoral, CNPJ, e conta bancária específica para movimentar doações, conforme prevê a resolução 22.715 de 2008 do (TSE). O problema é que o CNPJ e demais credenciais, são providenciadas apenas depois que os partidos obtêm o registro da candidatura. Os candidatos que desobedecerem à resolução ficam sujeitos à desaprovação das contas de campanha. .

VILA VELHA

O deputado Estadual Cláudio Vereza, candidato do PT, mobilizou militantes do partido e fez carreata por vários bairros de Vila Velha na manhã deste domingo. Ele seguiu pelas avenidas da cidade, em cima de uma caminhonete, acenando para a população dos bairros por onde passava. Ao chegar à rodovia do Sol, quando se dirigia para a região da Grande Terra Vermelha, o veículo onde estava o candidato foi parado pelos policiais Rodoviários Estaduais, em frente ao posto do BPRv, na Barra do Jucu.

O motorista da caminhonete foi advertido pelos policiais de plantão que transportar passageiros em compartimento de carga configurava uma infração de trânsito gravíssima. De acordo com cabo da PM, Volmer Madeira, a proibição consta do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Após o alerta, o candidato Cláudio Vereza seguiu o restante da carreata dentro de um carro de passeio. Ninguém foi multado.

Os candidatos Hércules Silveira (PMDB) e Vasco Alves (PRTB) optaram por um corpo a corpo com os eleitores em algumas ruas do município. Já Neucimar Fraga, do PR, e Dyonizio Ruy, do PDT, passaram o domingo participando de reuniões internas para discutir as estratégias de campanha de cada chapa. A candidata do PSOL, Luceni Novaes, não teve a agenda divulgada pelo partido.

O que prevê a Legislação Eleitoral

A campanha eleitoral para a disputa dos cargos de prefeito e vereador neste ano está liberada desde este domingo (6), segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde este domingo (06), candidatos, partidos e coligações podem realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, e usar alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, das 8h às 22h. Além disso, é permitida a distribuição de material impresso com o nome de candidatos, partidos ou coligações, os chamados “santinhos”. No entanto, para atividades de campanha que exijam a contratação de serviços, candidatos, partidos ou coligações precisam ter comitê financeiro, CNPJ e conta bancária específica para movimentar doações, de acordo com resolução 22.715 de 2008 do TSE. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão se inicia apenas no dia 19 de agosto.

Nova regra para “Santinhos”

Os partidos só poderão contratar serviços de gráficas após obterem o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Para imprimir material de campanha, os partidos precisam ter comitê eleitoral, CNPJ, e conta bancária específica para movimentar doações, de acordo com a resolução 22.715 de 2008 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os impressos de campanha precisam também conter o CNPJ do contratante. O problema é que todos essas credenciais, inclusive o CNPJ, são providenciadas apenas depois que os partidos obtêm o registro da candidatura. Esse registro, por sua vez, exige colher certidões criminais de centenas de candidatos. Os candidatos que desobedecerem à resolução ficam sujeitos à desaprovação das contas de campanha.

Fonte: Gazeta Online

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 06/07/2008 às: 18:58
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.