A Secretaria de Educação de Vila Velha conseguiu junto ao Governo Federal o direito de repactuar suas metas junto ao Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação (MEC), a fim de obter recursos para custear obras de reforma, ampliação e construção de escolas, com aquisição de mobiliário e equipamentos, além de qualificação dos profissionais do magistério.
Ao atualizar as informações sobre a real situação física e pedagógica de cada uma de suas 90 escolas, a Secretaria de Educação de Vila Velha será credenciada a alocar recursos do PAR para investir na recuperação de sua rede escolar e na melhoria da qualidade do ensino.
Para atualizar as informações escolares de Vila Velha no Simec (Sistema de Informações do MEC), o secretário municipal de Educação, Heliosandro Mattos, designou uma equipe que está percorrendo todas as escolas do município, com o objetivo de realizar um diagnóstico fiel ao estado de conservação e às necessidades pedagógicas de cada escola.
Para chegar a este “raio-x”, os técnicos da Secretaria de Educação estão trabalhando em pareceria com o MEC, na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a realização do Levantamento da Situação Escolar (LSE). A partir desses dados, será definido o Planejamento Estratégico da Secretaria (PES), que vai traçar diretrizes de trabalho para os próximos quatro anos.
A principal meta do secretário Heliosandro Mattos até 2012 é zerar o déficit educacional de Vila Velha, garantindo que nenhuma criança fique fora da sala de aula por falta de vagas. “Queremos elevar a média do IDEB nas escolas de Vila Velha e fazer com que toda criança do município tenha vaga garantida na rede pública, com direito a unidades de bom padrão arquitetônico, boa infraestrutura física e bons professores”, disse.
Ação poderá beneficiar outros municípios brasileiros
O Sistema de Informações do Ministério da Educação (Simec) estava fechado para atualizações desde 2007, no que diz respeito à participação dos municípios no Programa de Ações Articuladas (PAR). Mas desde janeiro deste ano, o prefeito Neucimar Fraga, o secretário de Educação Heliosandro Mattos e os parlamentares da bancada federal capixaba vêm se empenhando e participando de audiências com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O objetivo é conseguir esta autorização e, assim, atualizar o banco de dados sobre as escolas do município junto ao PAR.
Essa conquista é a garantia de que o PAR também atenderá às necessidades estruturais e pedagógicas da rede escolar de Vila Velha, de acordo com a realidade atual do município. E essa ajuda será muito bem vinda, já que das 90 unidades de Vila Velha, 50 precisam de obras urgentes de recuperação, reforma e ampliação.
Fonte: PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 29/06/2009 às: 05:15