A administração de Vila Velha estuda e negocia a transferência do Complexo Penitenciário da Glória para outra região do município. No local planeja implantar um terminal portuário voltado para atender a demanda do setor metalmecânico. A região fica próxima à área que deverá receber outros dois terminais: Nisibra (grupo Arara Azul) e Nova Holanda (grupo Otto Andrade).
A decisão de ampliar e fortalecer o sistema portuário foi baseada na importância econômica da atividade para o município, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Otaciano Neto. O complexo portuário de Vila Velha foi tema de debate realizado no município ontem à noite.
Além dos três terminais que serão implantados, outros investimentos serão feitos nos terminais portuários localizados no município. Nos próximos 60 dias serão iniciadas as obras de duplicação do terminal da Prysmiam, que fabrica tubos flexíveis utilizados pela indústria ´petrolífera.
A Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV) também está estudando a duplicação de seu porto que fica próximo ao Morro do Penedo. O Terminal Vila Velha (TVV), em Capuaba, gerenciado pela Log-In também já anunciou investimentos, que estão em curso.
Outra articulação desenvolvida pela administração municipal refere-se à localização do porto de águas profundas, destinado à movimentação de contêineres, e que poderá ser implantado em Praia Mole, em Tubarão. "Esse debate não pode ficar isolado do desenvolvimento regional", destaca o secretário.
Segundo ele, a reivindicação de Vila Velha é que o porto de águas ou o superporto seja implantado fora da Grande Vitória, justamente para descentralizar o desenvolvimento econômico do Estado. "Entendemos que esse porto deve ser implantado no Litoral Sul, mais precisamente em Anchieta", explica Neto.
No encontro foram discutidos o potencial do município na área portuária e os desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento do setor e também o aumento da competitividade. O principal desafio, lembrou o secretário é o acesso viário. Algumas das soluções, explicou, já estão em andamento.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 30/06/2009 às: 05:27