O município de Vila Velha oferece, desde a noite desta segunda-feira (29), atendimento específico para casos de pacientes da Influenza A (H1N1), a nova gripe. A unidade de referência é o posto de saúde do bairro Ibes e funcionará 24 horas por dia para atender os moradores da cidade. O Espírito Santo registra até o momento onze casos confirmados e 27 suspeitos da nova gripe. Desses, seis confirmados são de Vila Velha.
Nesta terça-feira (01), um taxista procurou atendimento no local alegando ter entrado em contato com passageiros provindos do exterior. O secretário de saúde do município de Vila Velha, Pablo Márcio Ribeiro Freitas, informou que o caso foi descartado.
"Houve uma procura hoje de um paciente que teve em contato com pessoas que viajaram para o exterior, mas a princípio só uma suspeita para esclarecimento. Existe todo um preparo e todo um cuidado que está no protocolo específico do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde tem todo um protocolo para atendimento ao pacientes", explicou Freitas.
O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, informou que a situação está sob controle no Estado e reforçou a tese de que somente as pessoas que apresentem sintomas da gripe e que estiveram no exterior ou que possuem contato com quem esteve devem se preocupar.
"Tudo está bem administrado, estamos tomando todos os cuidados que precisam ser feitos. Toda pessoa que tenha sintomas nesse momento e tiver vínculo com alguma viagem ao exterior ou contato frequente com algum parente próximo e que viajou que esteve sintoma, ele deve buscar o serviço de saúde", disse Tozi.
Unidades de ensino
A faculdade particular Univix, em Vitória, continua fechada por conta da confirmação de um caso da Influenza A (H1N1), a nova gripe, em uma aluna da unidade. O estabelecimento de ensino continuará com as atividades acadêmicas e administrativas suspensas até quinta-feira, às 13h, quando completa o prazo de uma semana da confirmação do caso.
Já o Colégio São José, em Vila Velha, retomou as aulas de uma das turmas de 6ª série do Ensino Fundamental nesta segunda-feira. As aulas dessa classe foram suspensas pois uma das alunas havia viajado ao exterior e apresentava sintomas da doença. A escola informou que uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde esteve na unidade de ensino e autorizou o funcionamento normal do colégio.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 01/07/2009 às: 18:42