VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Acidentes com moto em 2009 quase superam os números registrados em todo ano passado
 


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) atendeu 30.503 chamadas nos primeiros cinco meses deste ano. Isso representa, no entanto, 13% das chamadas feitas ao serviço. Todas as outras (87%) são chamadas de pedidos de informações (35%) ou trotes (52%). Entre os acidentes de trânsito, que geram demandas às unidades móveis, 1.441 ocorrências envolvendo motos foram atendidas de janeiro a junho deste ano. Em todo ano de 2008 foram 1.560 atendimentos da mesma natureza.

O médico regulador do Samu, Márcio Cruz, foi quem destacou os acidentes com moto, cada vez mais comuns nas ruas e avenidas da Grande Vitória.

"Houve um aumento considerável do ano passado para 2009, dos acidentes envolvendo motociclistas. No ano passado foram 1.560 acidentes deste tipo, sendo que neste ano, de acordo com nosso levantamento, foram 1.441", disse o médico na tarde desta sexta-feira (3), no programa CBN Cotidiano.

Os acidentes com motocicletas fazem parte das denominadas "causas externas", que enquadram ainda batidas entre carros, atropelamentos, acidentes com descargas elétricas e queda repentina de pedestres pelas ruas na Grande Vitória.

As estatísticas do Samu não revelam dados específicos dessas ocorrências. Os acidentes de trânsito e as demais causas externas, em geral, resultaram em 30% das ligações feitas ao Samu, de janeiro a junho deste ano.

No topo da lista, entre as causas de atentimento, estão os problemas relacionados a dores no peito, falta de ar severa, suspeitas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Todos estes exemplos se enquadram no chamados "casos de agravamento clínico" - com índice de 53% das causas.

A maior demanda de atendimento em todos os municípios é o clínico adulto. O que diferencia é a porcentagem de cada município. Em Vitória e Vila Velha 52% dos atendimentos são clínicos adulto e 33% dos atendimentos nesses municípios são causas externas. Já em Cariacica e Serra , há uma porcentagem um pouco maior dos atendimentos de clínico adulto (55%) e uma pequena diminuição das causas externas (27% e 26%) respectivamente.

Samu pode ter motos no verão capixaba

Apesar da moto ambientar a mente de pedestres e motoristas como um veículo que representa perigo, ainda mais com os dados estatísticos revelados, a gerente geral do Samu no Espírito Santo, Engre Beilke, informou que "motolâncias" devem compor as unidades móveis que circulam a Grande Vitória. Ao todo cinco motocicletas devem ser utilizadas.

"Desde o início do ano estamos esperando a documentação necessária que oficializa a doação das motos, por parte do Ministério da Saúde. As motos já chegaram, estão aqui, mas ainda é necessária toda a parte de documentação", disse Beilke.

O Samu possui 20 ambulâncias na Grande Vitória, sendo cinco Unidades de Suporte Avançado (UTI móvel). Ao todo 331 profissionais trabalham no serviço, sendo 60 médicos, 41 enfermeiros, 93 condutores, 78 técnicos de enfermagem, 31 telefonistas, 12 rádio-operadores, um farmacêutico e 15 administrativos.

Fonte: Rádio CBN

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 04/07/2009 às: 05:02
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.