O município de Vila Velha planeja investir R$ 8,446 bilhões em onze projetos que serão implementados até 2025 com recursos do setor público e da iniciativa privada. Comércio exterior, logística, portos e turismo são os segmentos que mais receberão investimentos. A novidade fica por conta da construção de um aeroporto voltado para o transporte de cargas.
Os 11 projetos prioritários integram o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, em fase final de elaboração. O estudo é o documento que o prefeito Neucimar Fraga está utilizando para apresentar as potencialidades do município aos grupos empresariais que demonstram interesse investir no município.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Octaciano Neto, o plano tem dois objetivos: ter um programa de desenvolvimento e definir as prioridades de acordo com suas potencialidades. Uma das diretrizes é a de estimular o crescimento do município na região Sul e implantar projetos de infraestrutura na zona rural, para descentralizar o desenvolvimento da cidade.
Na carteira dos 11 projetos prioritários, a área portuária receberá grandes investimentos. "A área de petróleo e gás poderá trazer investimentos para Vila Velha nos próximos 40 anos", aposta o secretário. O município trabalha com a implantação de novos terminais e na ampliação dos já existentes.
Na Enseada de Jaburuna está prevista a construção de três terminais. Dois voltados para as atividades de apoio à indústria de petróleo e gás e um para o setor metalmecânico, também voltado para a indústria petrolífera. A implantação dos três novos terminais e a ampliação dos já existentes demandará investimento de quase R$ 2 bilhões.
Aeroporto
Para a Região do Xury foi projetada a implantação de um aeroporto voltado para o transporte de cargas e base para helicópteros, visando atender aos setores de siderurgia e petróleo e gás. O aeroporto será construído em uma área distante 8 km do porto, 4 km da BR 101, e 2 km da Ferrovia Litorânea Sul.
Outro projeto interessante é a criação do corredor do comércio exterior com a construção de uma ponte sobre o Rio Jucu, ligando Vila Velha (Barra do Jucu) a Guarapari (Amarelos). Foi planejada ainda uma estrada ligando o entorno das Rodovias Leste-Oeste e Darly Santos com o entorno da ES-388. O corredor do comércio exterior, além da ligação entre Vila Velha e Guarapari, vai cortar a área rural dos dois municípios.
A região tem vocação para empreendimentos de uso misto industrial e de atividades retroportuárias e logística. A construção da ponte, explica, vai abrir novos caminhos para se chegar aos terminais portuários e dinamizar a região.
O plano contempla áreas de lazer e turismo, inclusive com área para resort e hotéis. O projeto de restauração do patrimônio histórico da Prainha terá uma marina para reter por mais tempo na cidade os turistas que visitam o Convento da Penha.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 05/07/2009 às: 05:38