Mais de três mil alunos que estudam em 11 unidades de ensino fundamental de Vila Velha, situadas em regiões de grande vulnerabilidade socioeconômica, vão poder passar mais tempo na escola a partir de agosto, por meio do programa Mais Educação, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério da Educação (MEC).
Atualmente dois mil alunos de 10 escolas municipais já são atendidos pelo programa. Eles recebem reforço nas disciplinas de Português e Matemática e participam de inúmeras atividades educativas, recreativas, artísticas, esportivas e culturais, no contraturno de suas aulas. Assim, o programa garante a permanência dos alunos por mais tempo na escola, aumentando também o seu nível de conhecimento e o seu desempenho pedagógico.
Segundo o secretário municipal de Educação, Heliosandro Mattos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai repassar, ainda neste mês, os recursos necessários para a compra de material e de equipamentos para a realização das oficinas, e também para a contratação dos monitores que serão responsáveis pelas atividades desenvolvidas nas escolas.
“O reforço de ensino nas disciplinas de Português e Matemática será obrigatório nos contraturnos de todas as 21 escolas beneficiadas pelo programa Mais Educação em Vila Velha. Já as demais atividades foram escolhidas livremente pelos alunos, de acordo com a sua área de interesse. Cada escola pôde escolher entre cinco e 10 atividades extracurriculares”, disse ele.
As oficinas mais solicitadas foram as de informática, música, desenho, canto (coral), teatro, dança, pintura, ginástica, futsal, handebol, vôlei, basquete, capoeira, judô, tae-kwon-do, tênis de mesa e xadrez, entre outras.
“O programa Mais Educação tem como proposta ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública. É uma importante contribuição para a formação integral dos estudantes e representa mais um esforço para melhorarmos a média de desempenho dos nossos alunos no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, finalizou.
Escolas já atendidas pelo Mais Educação em Vila Velha:
- Umef Paulo César Vinha - Terra Vermelha
- Umef Tancredo de Almeida Neves - Cobi da Cima
- Umef Ilha da Jussara - Ulisses Guimarães
- Umef Ofélia Escobar - Aribiri
- Umef Alger Ribeiro - Cidade da Barra
- Umef Saturnino Rangel Mauro - Vila Batista
- Umef Antônia Malbar - Ilha das Flores
- Umef Naydes Brandão - Glória
- Umef Desembargador Ferreira Coelho - Glória
- Umef Professor Darcy Ribeiro - Morada da Barra
Novas escolas beneficiadas pelo programa:
- Umef Gil Bernardes - Alvorada
- Umef Irmã Feliciana Garcia - Ilha dos Aires
- Umef Juiz Jairo Mattos Pereira - São Torquato
- Umef Paulo Mares Guia - Cobilândia
- Umef Professor Aylton de Almeida - Brunela II
- Umef Luiz Malizeck - Divino Espírito Santo
- Umef Jofre Fraga - Vale Encantado
- Umef Thelmo Torres - Itapuã
- Umef Macionília Maurício Bueno - Ilha das Flores
- Umef Ana Bernardes Rocha - Argolas
- Umef Basílio Costalonga - Paul
Fonte: PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 07/07/2009 às: 05:20