VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Prefeitura quer tirar castanheiras da orla
 


Dentro de 10 dias, a Prefeitura de Vila Velha vai encaminhar à Câmara de Vereadores a proposta de criação de um código municipal de meio ambiente que, se aprovado, deverá pôr fim à preservação das castanheiras das praias de Itaparica, Praia da Costa e Itapoã.

Entre os principais objetivos do código está a alteração da lei 4.118/03, que prevê que 60% dessas árvores sejam preservadas. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, João Ismael Nardoto, a prefeitura quer substituir todas as árvores por outras espécies, mas, para isso, precisa alterar a lei, de 2003.

"Entendemos que essas árvores, que não são nativas do Brasil, estão trazendo prejuízos ao meio ambiente, destruindo a restinga. Estamos fazendo estudos para identificar que espécies nativas podem ser plantadas no lugar das castanheiras para permitir o desenvolvimento da restinga", explica.

Ainda segundo Nardoto, a prefeitura deverá substituir o percentual possível - enquanto a nova lei não for aprovada - junto a outras alterações nas orlas. "Até o verão, queremos instalar um centro de defesa social para abrigar a fiscalização de posturas, de meio ambiente e o policiamento, em Itaparica. Para isso, algumas árvores precisarão ser retiradas. Mas garantimos que outras serão plantadas no lugar", diz.

Na Praia da Costa, a redefinição dos espaços para prática esportiva também deverá vir acompanhada da retirada de outras árvores. A mudança, porém, não tem prazo para acontecer.

Além de permitir a retiradas das castanheiras, o código de meio ambiente proposto deverá estabelecer leis e punições para empresas e cidadãos, além de criar um fundo para reverter o dinheiro das multas em programas ambientais.

Opinião

"Não há motivo para retirar as árvores. A alegação de que elas não são nativas não é válida. O importante é que dão sombra para quem vem à praia"
Vânia Hausseman , 45 anos, dona de casa

"Sempre procuro uma sombra para descansar. A prefeitura não tem que tirar as castanheiras. Não vai ser bom pra ninguém"
Ricardo da Cruz Ferreira , 32 anos, vendedor de picolé

"Se retirarem as castanheiras, vão matar a praia. Como vamos trazer as crianças sem ter uma proteção garantida? Não há como ficar sem elas"
Anselmo Medeiros , 36 anos, motorista

Grande Vitória

Camburi. Em 2007, as castanheiras da praia de Vitória foram retiradas, segundo a prefeitura, para a obra de reurbanização do local. Frequentadores reclamaram e, em 2008, novas mudas começaram a ser plantadas

Praia das Castanheiras. Ano passado, algumas castanheiras que dão nome à praia, em Guarapari, foram retiradas devido à urbanização da orla. Moradores se mobilizaram, e algumas delas foram mantidas

Peracanga. Em 2004, a Praia de Peracanga, em Guarapari, perdeu 15 castanheiras, retiradas para as obras de reurbanização da orla

Jacaraípe . Ano passado, moradores protestaram contra o corte de castanheiras que, segundo a prefeitura, impediam a passagem de pedestres no calçadão da orla. Novas árvores foram plantadas, fora das calçadas

Fonte: Jornal AGazeta

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 29/07/2009 às: 11:34
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.