Cerca de 50% dos 30 agentes municipais de trânsito de Vila Velha não foram para as ruas do município na manhã desta sexta-feira (31). A ação é um protesto contra os baixos salários da categoria, o atraso no pagamento e a falta de estrutura para os agentes atuarem na cidade.
Um dos agentes, que preferiu não se identificar, destacou que os guardas não estão de greve, mas querem chamar atenção da Secretaria de Trânsito de Vila Velha para a falta de equipamentos e a baixa remuneração. Eles pedem uma gratificação de R$ 380,00 para ser somada ao salário de R$ 507,00. Além disso, pedem uniformes novos, apitos, melhoria na logística para os agentes e a elaboração de cursos preparatórios para os guardas de trânsito da cidade.
Os 15 agentes que não foram para as ruas na manhã desta sexta-feira (31) estão reunidos na sede da central de trânsito de Vila Velha, localizada na avenida Carlos Lindenberg. O local é conhecido como a fábrica de manilhas da prefeitura.
A prefeitura de Vila Velha informou por meio de nota que o pagamento dos agentes de trânsito está em dia. A gratificação salarial concedida aos profissionais é feita conforme planejamento orçamentário, sendo um benefício não obrigatório da Prefeitura, segundo a assessoria.
A prefeitura informou ainda que os agentes que faltaram ao trabalho, ´numa atitude de insubordinação, serão punidos. Agentes de trânsito em estágio probatório que tenham participado do ato de insubordinação, poderão ser afastados em definitivo da função´, diz a nota.
A Prefeitura também esclarece que abriu processo de licitação para compra dos uniformes. Insumos como coletes, blocos, cintos e apitos já foram adquiridos e serão entregues nos próximos dias. ´Ao assumirem suas funções, todos os agentes são monitorados e passam por treinamento. Na próxima semana todos eles participarão de um curso de aperfeiçoamento com o Batalhão de Trânsito´.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 31/07/2009 às: 20:19