A partir da próxima semana, equipes da Prefeitura de Vila Velha vão fiscalizar bares, boates e casas de shows de toda a cidade a fim de realizar um diagnóstico sobre a venda e o consumo de drogas nos estabelecimentos.
A medida é apenas o primeiro passo para a implantação da lei que estabelece punição para os comerciantes que permitirem a venda e o consumo de drogas no interior de seus estabelecimentos, segundo o secretário de Defesa Social, Ledir Porto.
Segundo ele, atualmente é comum encontrar drogas como cocaína e maconha nas boates da cidade, mas elas "nunca têm dono". "Não podemos é deixar que saia todo mundo livre dessa situação. Se forem à minha casa e acharem drogas, eu sou o responsável. Então isso tem que valer para os donos de estabelecimentos também".
Ledir garante que a fiscalização ocorrerá de maneira que possa surpreender os proprietários. "Não faz sentido a gente avisar que vai e ele apertar o cerco por um dia ou uma semana", pontua.
Em um primeiro momento, o dono do estabelecimento será notificado e receberá uma multa de valor ainda não estipulado. Caso a situação venha a se repetir, ele sofrerá um embargo e será proibido de funcionar por 30 dias, além de receber uma nova multa. Em uma terceira infração, o alvará de funcionamento do estabelecimento será cassado. (Rafael Braz)
Fiscalização maior em pontos críticos
A lei valerá para todo o município de Vila Velha, mas a fiscalização deve ser mais intensa nos pontos mais críticos, conforme salienta o delegado Jordano Bruno Leite, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) da Polícia Civil. O projeto ainda espera aprovação, mas a fiscalização não-punitiva terá início já na próxima semana.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 26/08/2009 às: 07:16