Vila Velha está cada vez mais perto da implantação do modelo de transporte BRT - ´Bus Rapid Transit´, em inglês -, com corredores exclusivos para o transporte coletivo nas principais vias da cidade. As prefeituras de Vila Velha e de outros municípios que fazem parte da Região Metropolitana da Grande Vitória deverão indicar, na próxima semana, equipes técnicas para discutir detalhes sobre o projeto com o Governo do Estado.
Na primeira fase dos estudos, são contemplados cerca de 40 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, que vão do Canal Bigossi - na saída da Terceira Ponte, próximo ao Terminal Vila Velha - seguindo rumo aos terminais Itacibá e Campo Grande, em Cariacica. Os corredores passariam pela avenida Carlos Lindenberg.
O centro de Vitória também é prestigiado pela primeira fase do projeto, que prevê faixas destinadas somente a ônibus do centro da capital até a Avenida Civit, na Serra, passando pela Reta da Penha e pela BR 101 Norte.
Com a execução do projeto, mudanças são previstas no transporte coletivo atual da Grande Vitória. O Sistema Transcol passará a ter pontos de ônibus em canteiros centrais, que poderão atender ao mesmo tempo em dois sentidos. Outras novidades também são estudadas no projeto, como um sistema de tecnologia da informação que tornará possível ao usuário do transporte coletivo saber se há atraso na circulação dos ônibus e até mesmo prever a chegada do ônibus aguardado.
O BRT já está presente em diversos países, como Estados Unidos, Japão, Colômbia, China e Índia. Um dos principais benefícios defendidos para a adoção da novidade é a rapidez aliada à pontualidade e flexibilidade, preservando o baixo custo do transporte para o usuário. As reuniões setoriais entre a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas, até o momento, foram feitas com os secretários de Vitória e Vila Velha.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 28/08/2009 às: 20:07