VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Congo e tradição na retirada do mastro de São Benedito
 


Ao som de casacas e tambores, fiéis que integram a banda de congo Beatos de São Benedito saíram pelas ruas do Centro de Vila Velha, nesta segunda-feira (07), rumo à praça da Igreja do Rosário, na Prainha, onde realizaram a tradicional retirada do mastro de São Benedito, que foi fincado no dia 23 de Maio, dia da Colonização do Solo Espírito Santense.

A banda de congo, formada em sua maioria por jovens com necessidades especiais, tem como um de seus fundadores Eulimar Nascimento Lima e Naio de Souza, mestre da banda. Dona Eulimar é uma das responsáveis em ensinar a cultura canela verde para toda a população da cidade. Ela conta que, no período do dia 23 de maio até o dia 7 de setembro, os ensaios do grupo foram realizados na Praça da Igreja do Rosário, numa espécie de vigília ao mastro de São Benedito.

Mestre Naio tem a banda de Congo como uma de suas principais realizações. Há mais de 12 anos ele mostra a toda sociedade que crianças e jovens com necessidades especiais têm capacidade para realizar todos os trabalhos.

"Há 12 anos estamos caminhando, lutando e persistindo para mostrar que os especiais são iguais a qualquer outra pessoa. Todos nós somos iguais. O que o ritmo do congo está mostrando é que não existe pessoas doentes. Eu não vou deixar esse trabalho ser esquecido, vou continuar com essa atividade, passando o ofício para meus filhos", contou.

E se depender do pequeno Oian, filho do mestre Naio, o trabalho que o pai faz vai persistir por muito tempo. Com apenas 10 anos de idade, o menino demonstra vontade de ser um futuro mestre.

"Eu quero ser um dos filhos que deu continuidade a esse trabalho que meu pai realiza. Quero, com o tempo, poder oferecer, a estes meninos, tudo o que meu pai tem me ensinado. Aos poucos, eu vou aprendendo. Já sei tocar alguns instrumentos. Como meu pai me ensina, no decorrer da vida eu vou aprendendo cada vez mais", disse Oian.

Os congueiros saíram da rua Araribóia, no Centro, e caminharam até a Praça da Igreja do Rosário, onde foi oferecido caldo de feijão aos participantes. Após ser retirado, o mastro foi carregado pelos fiéis até o casa do Mestre Naio, onde todo domingo acontece o ensaio da banda.

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 08/09/2009 às: 05:40
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.