A Prefeitura de Vila Velha vai retirar cerca de 275 castanheiras da orla da cidade e plantar mil coqueiros até o final do ano. As mudanças começaram a ser feitas há cerca de 15 dias, no final da Praia de Itaparica, e serão estendidas, também, para Itapoã e Praia da Costa.
Apesar de muitos moradores se manifestarem contra a retirada das castanheiras, a administração definiu que vai substituir as que estiverem atrapalhando a fiação elétrica - próxima ao calçadão -, a iluminação pública, a mobilidade de pedestres e o alcance das câmeras de videomonitoramento instaladas na orla.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Reginaldo Loureiro, afirma que a população não será prejudicada pelas mudanças. "O objetivo é melhorar o visual paisagístico da cidade e ordenar o plantio de árvores. Temos um excesso de castanheiras em alguns locais e vamos ordenar isso. Quem quer sombra, não será prejudicado, porque vamos manter a sombra", diz.
A maior parte dos coqueiros será plantada fora da faixa de areia das praias, próximo ao calçadão e à ciclovia. Outra parte, porém, vai ajudar a substituir as castanheiras retiradas. Para manter a sombra, a prefeitura pretende plantar vários coqueiros próximos uns aos outros, formando pequenas "ilhas".
Até agora, 20 castanheiras já foram retiradas da orla e 100 coqueiros foram plantados. O custo das mudanças é de cerca de R$ 200,00 - que corresponde à compra das mudas de coqueiros.
O secretário municipal afirmou, ainda, que a prefeitura não pretende mais alterar a lei municipal 4.118/03, que garante a preservação de 60% das castanheiras da orla. Em julho, a prefeitura chegou a afirmar que encaminharia um projeto de lei à Câmara de Vereadores pedindo a alteração da lei e possibilitando a retirada de todas as árvores.
"Vamos retirar cerca de 25% das castanheiras existentes, que é de aproximadamente 1.100. As pessoas não vão sentir falta delas, porque tudo será feito de forma a preservar a qualidade das praias para a população", garantiu.
Sombra
1.000 coqueiros
É o número de coqueiros que a Prefeitura de Vila Velha vai plantar até o final deste ano. Cerca de 275 castanheiras da orla da cidade serão retiradas para que as mudanças sejam realizadas nesse período.
Mais dois quiosques serão retirados da praia
Desde o final do mês passado, a Prefeitura de Vila Velha está retirando, também, os quiosques da orla da cidade. Até agora, oito estabelecimentos foram removidos, e o objetivo é substituir os 56 existentes por 24 novos quiosques.
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Reginaldo Loureiro, mais um quiosque será removido hoje, e, até o final desta semana, outro deverá ser retirado. "O restante ainda depende dos quiosqueiros, que precisam nos procurar para receber o valor da indenização."
O projeto de revitalização da orla prevê que os 24 novos estabelecimentos tenham 200 m2 - os atuais medem cerca de 20 m2. A distância entre os estabelecimentos será de 100 metros. A liberação do projeto depende da Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU), que, segundo Loureiro, está analisando a situação.
A opinião da população
"Plantar coqueiros é válido, mas acho que não deveriam retirar as castanheiras, porque elas são o diferencial da praia"
Flaviano Pereira Fernandes 38, arquivista
"Sou a favor da retirada de quiosques, mas não das castanheiras. Podem plantar os coqueiros, mas sem tirar a sombra da praia"
Jogner Bayer 28, vendedor
"Tudo que vem para deixar a cidade bonita é bem-vindo. Os coqueiros darão um visual legal às praias"
Robson Vasconcelos 27, corretor de imóveis
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 10/09/2009 às: 0-2:04