VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Casa da Cultura abre vagas para oficina de cinema
 


Você é daqueles que já se imaginou coordenando uma equipe de filmagem, mas nunca teve a oportunidade de levar esse sonho adiante? A partir desta sexta-feira (11), a Casa da Cultura e Cidadania na Barra do Jucu promove semanalmente uma oficina de cinema, das 9 horas ao meio-dia, até o mês de dezembro. O curso é gratuito e oferece 20 vagas no total.

O único pré-requisito para participar da oficina é ter mais de 12 anos. O responsável por orientar os futuros cineastas é o diretor-tesoureiro do Instituto Geração, Marcos Valério Guimarães. A organização irá apresentar o projeto Cinema Educação, que visa a desenvolver oficinas teóricas e práticas de cinema no ambiente da escola, criando condições para que o processo da educação formal possa se apropriar em prol de sua melhor aplicação.

“Ao desenvolver um projeto cinematográfico, nosso objetivo é fazer com que o aluno se sinta estimulado a explorar o campo de pesquisa para encontrar subsídios e informações que sustentarão seu projeto fílmico”, avalia Marcos Valério.

Ao final de todo processo de ensino de linguagem cinematográfica, será apresentada a proposta de criação de um filme digital, que terá duração de cinco minutos. O tema será escolhido pelo grupo, mas o coordenador já destaca algumas potencialidades da região da Barra do Jucu que podem ser exploradas, como a cultura popular, o meio ambiente, a história do bairro e a arte local.

O projeto Cinema Educação tem o patrocínio da Lei Vila Velha Cultura e Arte, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por intermédio do Kinoplex. A mesma oficina também será desenvolvida para alunos da rede municipal, em quatro unidades de Ensino Fundamental de Vila Velha: Henrique Rímolo, em Jardim Colorado; Marina Barcellos Silveira, em Araçás; Mª Emelina Mascarenhas Barcellos, na Barra do Jucu; e Senador João de Medeiros Calmon, em Praia das Gaivotas.

As aulas expositivas vão debater a exibição e análise de trechos de filmes significativos; estudos de textos impressos e pesquisa da rede de computadores (web); conceitos de roteiro, fotografia e montagem; prática do cineclubismo com sessões e discussões de filmes com a comunidade; conceito de planos; documentário; técnicas de animação e produção.

Marcos Valério Guimarães é cineclubista desde 1979, com formação no Cineclube Universitário Cláudio Bueno Rocha da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que coordenou de 1984 a 1992. Criou em 1992 o Metrópolis Cineclube. Em 1995, criou o Cine-Teatro Garoto, depois Cineart, que dirigiu até 2003. É atuante no Conselho de Cultura; membro da Câmara de Cinema, Vídeo e Fotografia da Lei Rubem Braga; já roteirizou, dirigiu e montou mais de sete filmes.

Fonte: PMVV

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 10/09/2009 às: 0-2:08
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.